5 Dicas para Engenheiros
Hoje os profissionais de diversas áreas enfrentam um desafio muito grande, pois o mercado de trabalho está cada vez mais competitivo e dinâmico. Na área da engenharia não é diferente e ainda tem um agravante de ter um mercado desaquecido.
Neste cenário tornar-se um engenheiro que sobressai dentro da profissão se torna imprescindível para o sucesso profissional.
Buscamos no site Seleção Engenharia algumas dicas para o profissional se destacar no mercado. Leiam o texto e confiram que conselhos legais para você se despontar no mercado…
5 coisas que todo engenheiro deve fazer para se destacar no mercado
A Engenharia é fundamental para o desenvolvimento de qualquer país, região ou cidade. Sem ela, as áreas de criação e produção ficariam comprometidas, e a inovação estagnada. Entretanto, por conta da grande oferta de tecnologias e o surgimento de novidades a cada dia, o profissional desta área precisa estar sempre atualizado e adaptado aos novos conhecimentos e técnicas.
Por isso, destacar-se em um mercado tão competitivo e amplo, com diversos segmentos (são cerca de 35 cursos existentes), não é tarefa fácil, principalmente para os recém-formados. Para ajudá-lo, vamos listar hoje algumas dicas para você se sobressair nesse ramo. Acompanhe:
1 – Pratique a especialização contínua
A engenharia é o quarto curso mais procurado no Brasil segundo dados do INEP (Instituto Nacional de Estudos e Pesquisa Educacionais Anísio Teixeira), perdendo apenas para administração, direito e pedagogia. São 20 mil novos profissionais no mercado a cada ano.
Por isso, para se destacar dos concorrentes, principalmente os estrangeiros, o profissional desta área deve buscar aperfeiçoamento contínuo. Ele pode vir por meio de cursos de pós-graduação ou especialização, além de idiomas (inglês fluente é essencial em várias áreas), congressos e palestras. Além de melhorar o currículo, a especialização contínua mostra que o profissional possui atitude de buscar sempre o aperfeiçoamento e não fica estagnado. Traços muito valorizados nos processos de contratação.
2 – Cultive uma visão inovadora
Inovar depende de uma série de fatores, como investimentos, soma de tecnologias, conhecimento técnico e muito trabalho. Mas mesmo quando todos estes fatores estão presentes, nada acontece sem um profissional de visão inovadora para combiná-los. Por isto, aqueles com mentalidade de inovação saem na frente e são os preferidos do mercado. Estes profissionais apresentam boas ideias e estão dispostos a se arriscar e apostar em novos processos. Comportamento fundamental para o desenvolvimento e o crescimento de empresas e dos próprios profissionais. Cultive em si o valor pela criatividade e inovação, em qualquer área que atue!
3 – Esteja de olho nas novidades
Para se tornar um profissional inovador e voltado ao empreendedorismo, um engenheiro precisa estar sempre antenado com os assuntos em destaque, pesquisar bastante e trocar informação. É assim que se descobrem as novidades, novas tecnologias e técnicas para melhorar seu dia a dia e seu trabalho. Todo engenheiro deve buscar este comportamento!
4 – Diversifique suas experiências
Como essa é uma área muito ampla, os conhecimentos são muito diversos e a gama de tecnologias disponíveis é enorme. Explore esta diversidade para se tornar um profissional mais versátil e completo. Mesmo que continue na mesma empresa, procure variar as suas funções e responsabilidades e até mesmo o seu cargo. Com isto, se evita a estagnação, adquirindo novas experiências e vivência profissional.
Outro ponto que facilita essa “mudanças de ares” é que muitos engenheiros, com o passar do tempo, acabam assumindo funções administrativas e se afastam dos trabalhos práticos. Mas isso depende muito dos objetivos de cada profissional e do plano de carreira oferecido por empregador.
5 – Seja um profissional do futuro
De acordo com a Unesco, produziu um relatório com milhares de especialistas em diversas áreas -inclusive engenheiros- os profissionais do futuro devem possuir os seguintes atributos:
Flexibilidade;
Versatilidade;
Ser inovador e criativo;
Ter interesse em aprender sempre;
Saber trabalhar em equipe;
Ser empreendedor;
Assumir responsabilidades;
Ter conhecimento em algumas línguas e culturas, por conta do mercado cada vez mais globalizado;
Conhecimento em disciplinas internacionais, como direito e comércio;
Sustentabilidade.
Cada profissional tem seus pontos fortes e fracos. O que separa os grandes profissionais do resto é a capacidade de perceber onde estão as suas deficiências e tomar ações para melhorar. Sabendo então de quais são as características mais desejadas pelo mercado, que tal fazer uma avaliação da sua atual situação e começar hoje mesmo a se tornar um profissional de destaque no mercado? Aproveite e nos conte, nos comentários, qual será o seu plano!
Fonte texto: Seleção Engenharia
Fonte imagem: Seleção Engenharia