5 Dicas de Bons Hábitos
Quando o ano se inicia, iniciam-se, também, novos planos, novas metas, e porque não novos hábitos?
Já falamos nos posts anteriores sobre como criamos hábitos e sobre hábitos nocivos. Neste post resolvemos procurar um texto que falasse de hábitos que podem ajudar a melhorar nossas vidas. Encontramos no site da Época Negócios 5 dicas que podem fazer de 2017 o melhor da nossa vida.
Desfrutem dessa leitura e reflitam…
5 hábitos que podem fazer de 2017 o melhor ano de sua vida
Siga o roteiro proposto pelo guitarrista do Twisted Sister para colher depois os resultados
Adotar uma nova atitude em relação a um velho problema é uma das maneiras mais efetivas de mudar as coisas. Hábitos antigos tendem a se transformar em rotina e, com o passar do tempo, deixam de surtir efeito. Para os negócios, então, isso pode significar parar no tempo e deixar de atender às demandas dos clientes.
guitarrista Jay Jay French, do grupo de rock Twisted Sister, lista alguns hábitos que ajudaram a dar uma energizada nos negócios.
- Mantenha um diário
Jay Jay French enfrentou a primeira grande crise de sua vida aos 22 anos. Em um período de duas semanas, sua mãe morreu, sua namorada o largou e a banda entrou em parafuso com brigas internas. A maneira que o guitarrista encontrou para lidar com esses problemas foi escrever seus pensamentos. “Foi uma reação instintiva”, diz ele. “Na época eu não tinha ideia de que isso se tornaria um hábito importante para mim, tanto do ponto de vista terapêutico, quanto para me dar mais estrutura para sobreviver melhor a uma crise”.
Segundo ele, para começar basta uma frase. “Hoje foi um dia ótimo porque…” ou “Hoje eu tive um dia péssimo porque…”. Ao catalogar as experiências, com o tempo é impressionante quanto se pode aprender sobre si mesmo. “Ao reler o que você escreveu muito tempo depois vai perceber como você conseguiu passar por momentos difíceis e perseverou diante de desafios que achava impossíveis de transpor”.
- Faça caminhadas
Dezenas de estudos comprovam que o simples ato de andar cria um desprendimento físico e mental que não apenas ajuda a manter a pessoa saudável, mas também torna o pensamento mais claro. Como? Quando você caminha, você pensa. Ao colocar o foco nos seus pensamentos, é possível encontrar soluções para os problemas mais difíceis. “Eu encontrei as respostas para meus problemas e tomei as maiores decisões da minha vida durante o processo de uma longa caminhada”, diz French.
A dica, garante o guitarrista, é começar com uma caminhada de dez minutos. “Você não precisa de nenhum equipamento especial, apenas sapatos confortáveis”, insiste. Ele incluiu a caminhada entre seus hábitos diários (“ando pelo menos uma hora todos os dias”) e, muitas vezes, chega caminhando para reuniões de trabalho. “Eu chego muito mais alerta e com a cabeça ‘limpa’, o que me ajuda muito na hora de tratar de negócios”, afirma.
- Aprenda a ficar quieto em momentos importantes
É simples: em momentos-chave para negociar acordos, ficar calado pode ser a melhor atitude. “Uma vez que você deixou clara qual é a sua posição, ouça o que as outras pessoas têm a dizer”, diz Jay Jay French. Preste atenção, mas não diga nada. A maior parte das pessoas detesta o silêncio e, conforme o caso, ao tentar manter a discussão em andamento, pode revelar coisas que não estavam em seus planos e, consequentemente, você terá mais elementos para ajudar em suas negociações.
- Sempre cumpra o que prometer
Uma das situações mais irritantes em qualquer negociação é quando alguém se compromete a fazer algo – e não cumpre. Nunca seja essa pessoa. “Cumpra o que você prometer, sempre. Sua reputação nos negócios vai aumentar quando as pessoas perceberem que você é do tipo que sempre cumpre o que diz”, afirma o guitarrista.
“No final, a sua palavra é seu ativo mais importante”, diz.
- Mantenha-se conectado
“Sempre digo às pessoas que toda vez que você cruza a soleira da sua casa, sua vida tem o potencial de mudar”, diz Jay Jay French. Pode ser uma conversa imprevista, um evento com o qual não contava, o fato é que pode levar a uma oportunidade de mudar sua vida para sempre. “Tome parte nessa mudança”, sugere o guitarrista. “Leia, seja curioso em relação ao que acontece no mundo, viaje, faça perguntas. Esteja aberto a aprender o tempo inteiro”, diz.
“Quanto mais você se transforma em uma pessoa interessante, mais pessoas vão querer saber o que você pensa, o que vai aumentar a sua influência. E quanto mais influência tiver, maior será a sua habilidade de entender e controlar o mercado”, afirma.
Fonte do texto: Revista Época negócios
Fonte imagem: Shutterstock