Empatia: Advogado – Cliente
A Empatia é uma ferramenta poderosa que permite que uma ou mais pessoas interajam de forma proveitosa.
Na área da Advocacia isso se torna um requisito muito poderoso na hora de captação de novos clientes, tendo em vista que a carreira de um advogado é consolidada na confiança e segurança que o mesmo passa para seus clientes.
Buscamos no site migalhas.com.br um artigo que fala sobre o papel da empatia no relacionamento do advogado com o cliente. Uma leitura fácil e dinâmica que poderá ajuda-lo muito no relacionamento com seus novos clientes. Desfrutem…
Empatia e o relacionamento do advogado com o cliente
Essa habilidade é muito útil para advogados, quer seja no momento da captação do cliente, quer seja para garantir a sua fidelização.
A empatia é a inteligência interpessoal fundamental. Define-se pela capacidade de enxergar algo sob a perspectiva do outro, de penetrar em seus sentimentos, emoções e motivos, de se identificar e se preocupar com ele. Enfim, é entrar no mundo privado da pessoa e ficar completamente à vontade nele, deixando de lado as próprias opiniões e valores para olhar as do indivíduo, sem preconceitos.
E o que a torna tão especial para os advogados? A resposta é que a empatia permite que o advogado construa uma relação verdadeira e de confiança com seus clientes.
As pessoas empáticas são excelentes em reconhecer e atender às necessidades das pessoas. Demonstram ser acessíveis, escutam atentamente, percebendo o que de fato preocupa o indivíduo e respondem adequadamente.
E essa habilidade é muito útil para advogados, quer seja no momento da captação do cliente, quer seja para garantir a sua fidelização.
Imagine se já no primeiro contato com o potencial cliente o advogado se mostra empático? Se no decorrer da conversa conseguir se colocar na sua posição, entender a sua situação, motivações e reconhecer suas aflições e medos?
Com certeza, o advogado será capaz de satisfazer mais facilmente as necessidades do interessado, ao avaliar o caso dele sob diferentes perspectivas e oferecer soluções alternativas. O prospect, por sua vez, se sentirá verdadeiramente acolhido e entendido em suas preocupações. E todo esse conjunto positivo de sentimentos e sensações entre as partes seguramente facilitará a contratação do escritório pelo cliente.
Não se está querendo dizer aqui que o conhecimento e habilidade técnica do advogado ou do escritório não sejam importantes na hora da contratação. Todavia, entre dois ou mais advogados igualmente competentes tecnicamente, a probabilidade de o cliente escolher o advogado mais empático é muito grande.
Isso também funciona na hora da fidelização, pois todo relacionamento vem da capacidade da empatia. Sentir-se como o outro é envolver-se.
Se assim é, o advogado que tem a aptidão da empatia, no transcorrer de sua relação profissional com o tomador de serviços será capaz de construir um vínculo sólido de confiança e de parceria, com base na comunicação clara, na troca constante, na sua preocupação genuína com o contratante e na convicção deste último, de que é sempre ouvido e entendido.
De fato, ao manter contatos regulares com o seu cliente, através de telefonemas, visitas, reuniões e almoços no intuito de ouvir suas preocupações e verificar no que pode contribuir com ele, o advogado não apenas fortalecerá o relacionamento, mas terá a possibilidade de descobrir novas oportunidades de prestação de serviços.
Claramente, pois, a empatia é um aspecto importante para a sustentabilidade das bancas de advogados.
Por outro lado, ela também é bastante apropriada para os advogados e gestores de Departamento Jurídico em suas relações com os seus clientes internos, assim entendidos os colegas das demais áreas da empresa com os quais tenham interface.
Tome-se, por exemplo, o uso da empatia em reuniões, apresentações e conversas pessoais ou por telefone com seus colegas de outras áreas. Ou ainda, quando da elaboração ou análise de contratos, da feitura de pareceres ou de consultas respondidas. Seguramente o advogado corporativo será muito mais capaz de entender a necessidade dos clientes internos, o ponto de vista destes e poder proporcionar uma resposta ou um trabalho mais adequado e até mesmo, criar uma solução em conjunto.
Além do mais, o advogado de empresa empático será capaz de estabelecer relacionamentos com os colaboradores de outros departamentos, calcados na confiança de promover uma comunicação mais aberta e sincera, evitando o desenvolvimento de conflitos ou facilitando a sua resolução. Isto tudo, inegavelmente torna o advogado corporativo muito mais eficaz na sua atuação dentro da organização.
A empatia pode ser desenvolvida ou aprimorada? Sim. Como toda e qualquer aptidão, ela pode ser aprendida.
De todas as técnicas a disposição do advogado a que mais traz resultados é a “escuta empática”. Ela é mais do que a escuta ativa, já que é a única a assimilar o significado físico e emocional transmitido pelo outro, sendo capaz de atingir uma compreensão total do seu ponto de vista.
Para gerá-la o advogado deverá se esforçar, na prática constante, de ver como os seus clientes e colegas veem e sentir o que eles sentem. E isto apenas será possível com a adoção de algumas atitudes, a exemplo de:
a. Ampliar a capacidade de entender a comunicação não verbal do outro;
b. Estar totalmente presente enquanto se comunica com o indivíduo. Não realizar outras atividades, tais quais, responder e-mails, atender ligações, analisar documentos;
c. Encorajar a pessoa a falar, fazendo perguntas, ouvindo, não julgando e confirmando com a cabeça enquanto ela fala; e
d. Mostrar ao indivíduo que você se importa com ele, ao querer saber de forma autêntica sobre a sua vida profissional, desafios, dificuldades, ambições, e também sobre a sua vida pessoal, interesses, família, saúde e diversão.
Esta pequena lista de condutas não é exaustiva, porém, oferece um bom ponto de partida para o advogado desenvolver um caráter empático.
Se houver o desejo sincero do advogado em modificar seu comportamento, ele pode, por si ou com a ajuda de um profissional gabaritado desenvolver esta habilidade.
Fonte do Texto: migalhas.com.br
Fonte da imagem: Sutterlstock