
Empreender em Tempos de Crise
Com o cenário econômico atual quem sonha em montar seu próprio negócio fica receoso em colocá-lo em prática. De certa forma é normal ter esse sentimento se formos analisar somente o contexto econômico de crise, onde empresas estão fechando e as pessoas estão deixando de gastar, entre outros.
Surgem dúvidas em todos os aspectos e a maioria das pessoas limita suas análises neste ponto e desistem no meio do caminho, porém o que elas precisam perceber é que é preciso fazer uma análise mais complexa (ou completa) de todos os fatores que norteiam ao abrir uma empresa em tempos de crise.
Vários estudos mostram que uma empresa demora em média até dois anos para atingir um ponto de equilíbrio e de três a cinco para recuperar o investimento inicial (claro que esse tempo pode variar de acordo com o tipo de negócio e suas peculiaridades). Levando em consideração esses dados, as previsões de que o tempo de duração da crise deve ser de dois anos e que, em tempo de crise várias empresas fecham as portas deixando um espaço vago no mercado, o momento pode ser interessante para pensar no início de um novo negócio ao se considerar esse tempo como um laboratório para testar seu modelo de negócio com menos concorrência.
Será? Veja a análise que o site dinheirama fez a respeito do assunto:
Empreender ou não em tempos de crise? Faz sentido?
Empreender ou não em tempos de crise? Faz sentido? Confira alguns pontos sobre este assunto e saiba, de forma realista, se empreender hoje é um caminho.
Não é de hoje que o Brasil vem atravessando um momento econômico adverso: recessão, inflação, desemprego e uma série de outros problemas insistem em nos atormentar. Com tantas notícias ruins sendo assistidas, lidas e ouvidas diariamente, muitos têm se perguntado: onde devo investir meus recursos?
Como você deve imaginar, a resposta não é simples! Existem diversas alternativas para alocar seus recursos: renda fixa, renda variável, imóveis e… iniciar seu próprio negócio.
O brasileiro tem empreendedorismo no seu DNA. Talvez por isso tenhamos conseguido chegar até aqui, apesar de tudo e de todos. Entretanto, os problemas políticos e econômicos que estamos vivenciando atualmente tem afastado muitas pessoas dos seus sonhos.
Não à toa, muitos empresários estão fechando as portas e muitos que gostariam de empreender estão desistindo. Afinal, essa é a hora de empreender ou devo esperar as coisas melhorarem para pensar em abrir minha empresa?
Como você deve imaginar, essa é uma daquelas famosas “perguntas do milhão”. E, certamente, eu não tenho a resposta para ela, afinal não tenho bola de cristal.
Não dá para saber até onde vai a crise econômica! Não dá pra saber quando voltaremos a crescer! Não dá para saber se o governo atual vai fazer algo de bom para o país, ou se o próximo governo será pelo menos um pouco mais competente que este. Simplesmente não dá!
No entanto, apesar de tantas incertezas, de uma coisa eu estou certo: se você for esperar o momento ideal para abrir a sua empresa, você nunca a abrirá!
Por mais paradoxal que isto possa parecer, é em momentos como este que estamos vivenciando que muitas empresas saem do anonimato para o sucesso absoluto; em tempos assim, pessoas que nunca empreenderam (mas sempre sonharam) dão início a uma corporação que mais adiante será conhecida mundialmente.
Não quero que você me entenda mal; não quero que pense que será fácil ou que o sucesso está garantido, não, não está! No entanto, saiba que as adversidades são momentos desafiadores, sem dúvida, mas também repletos de muitas oportunidades.
Algumas das empresas mais bem-sucedidas do mundo foram forjadas em meio à crise, e não é difícil entender o motivo. Uma crise é um momento de mudanças, em que muitas empresas ficam pelo caminho. Consequentemente, outras empresas surgem para ocupar o espaço deixado por elas.
É nessa transição entre o futuro e o passado, entre a nova economia e a velha economia, que pode estar a oportunidade que você precisa para empreender.
Muitas pessoas deixam seu sonho de se tornar empreendedores de lado, pois acreditam não ter os recursos suficientes para abrir o próprio negócio. Não tem o capital necessário, não tem experiência, não tem conhecimento, não tem, não tem, não tem…
Veja, a maioria dos empresários de sucesso também não tinha várias dessas coisas. Como eles chegaram ao topo? Começaram pequenos, sonharam alto, cresceram rápido (mas de forma inteligente) e superaram os obstáculos ao longo do caminho.
O bom empreendedor sabe que as condições ideais não existem! Portanto, faça o melhor que puder com o que tem nas mãos. Boa sorte e até a próxima!
Fonte do texto: Dinheirama
Fonte da Foto: Shutterstock