Endomarketing
Você já ouviu falar em Endomarketing?
Também conhecido como marketing interno, trata-se de uma ferramenta de gestão na qual é estabelecida um conjunto de estratégias e ações de marketing institucional voltadas para o público interno das corporações. O objetivo principal do endomarketing é melhorar a imagem da empresa junto ao seu público interno.
Todas as empresas querem colaboradores felizes, motivados e produtivos, mas nem sempre as ações para atingir esses objetivos são planejadas. O slot qris deposit 10k planejamento de sua empresa deve ir além das ações externas, afinal planejar o ambiente interno é tão importante quanto organizar as ações externas.
Encontramos esta excelente reportagem que vai te conectar com esta ferramenta.
Aproveite!
Cinco motivos para a sua empresa investir em endomarketing
Pequenas práticas diárias podem deixar o ambiente de trabalho mais leve e produtivo, explica especialista
Investir em endomarketing sempre foi essencial para o bom funcionamento de qualquer empresa e isso independe do tamanho e das condições financeiras do empreendimento. Diversas pesquisas já apontaram que colaboradores felizes trabalham melhor e, segundo a coach da Effecta Coaching, Janaina Manfredini, o relacionamento entre a organização e os funcionários também deve ir além do ambiente de trabalho. “Motivar a equipe vai desde um simples elogio – que sempre é muito importante – até promover grandes ações. Um detalhe que situs slot gacor thailand jamais pode ser deixado de lado é garantir o equilíbrio profissional e pessoal dos colaboradores”, pondera. Reconhecer a importância do trabalhador é uma prática que deve ser realizada diariamente e pode ser feita de diversas formas. Confira algumas dicas e colha os bons resultados:
1.Comece agora
Você se preocupa mais com ações externas do que internas? Atenção! Organize a casa primeiro para depois vender a sua marca. Seus colaboradores, que são a engrenagem do seu negócio, precisam estar realizados com o trabalho que desenvolvem e também precisam sentir que são importantes para a empresa. Nunca é tarde para começar. Invista em endomarketing. “Desde a fundação realizamos ações com os colaboradores e também com nossos canais de distribuição. Gostamos de confraternizar com as pessoas que temos convívio diário. É uma forma de demonstrar carinho e gratidão. Já realizamos gincanas, passeios, almoços, festas que ao longo do tempo adaptamos e inovamos muito também. Todo ano são realizadas mais de 20 ações”, destaca a diretora Administrativa da WK Sistemas, Maria Ignêz Keske.
2.Celebre datas especiais
Dia das mães, Dia dos Pais, Dia da Mulher, Dia do Homem, Páscoa, Natal, Dia do Trabalhador. Todas essas datas, e muitas outras, podem ser uma boa opção para integrar a equipe e promover um momento de descontração. Mais uma vez: faça com que seu colaborador se sinta valorizado. Mostre que lembrou dele com carinho. “Além das datas convencionais, também é essencial investir em celebrações que tenham a ver com o ramo da empresa. Aqui na WK Sistemas, por exemplo, vamos comemorar o Dia do Orgulho Nerd (25/5) com diversas ações ao longo do dia. Também procuramos criar datas, como o Pet Day onde os colaboradores levam seus pets para passar o dia na empresa, e por aí vai”, afirma Maria Ignêz.
3.Não se limite frente aos gastos
Comemorar não é sinônimo de grandes investimentos. Gestos simples ou pequenas ações também possuem grande impacto no ambiente de trabalho. Motivar a equipe, em qualquer cenário econômico, é tão ou mais importante, principalmente em tempos de retração. “Nunca deve-se deixar de realizar ações de endomarketing. Acredito que é possível fazer bem feito sempre, de várias formas e se adaptando a diferentes cenários”, explica a diretora Administrativa da WK Sistemas. Dê um pequeno cartão, faça um elogio, promova um momento de descontração durante o expediente. O pouco as vezes é muito para quem recebe.
4.Lembre-se que o colaborador também é humano
É essencial manter um equilíbrio entre a vida profissional e a vida pessoal do colaborador. Fora da empresa ele possui família e compromissos que também são tão importantes e necessários quanto o trabalho. “Não estimulamos a realização de horas-extras e os funcionários possuem um horário máximo de atividades, fechando a empresa às 18h de segunda a sexta e aos fins de semana, para que possam aproveitar seus eventos de lazer como quiserem. Acreditamos que essa política proporciona mais produtividade e motivação”, complementa. Exaustivas jornadas de trabalho também podem ser prejudiciais à saúde dos trabalhadores.
5.Colha os resultados
Após adotar práticas de endomarketing, sem dúvida, o ambiente de trabalho será outro. “A motivação dos colaboradores é perceptível no cotidiano e nos incentiva a continuar. Queremos ver as pessoas felizes”, diz Maria Ignêz. Elaine Antunes, que trabalha com suporte técnico de sistemas, acredita que ações diferentes na empresa enriquecem o desenvolvimento dos profissionais. “Estamos vivendo um momento em que as empresas focam apenas em produtividade e lucro e muitas vezes esquecem dos seus colaboradores e que o sucesso do negócio também dependente deles. Essas atividades nos motivam e mostram que o nosso trabalho tem valor. Um funcionário motivado e valorizado produz muito mais e o trabalho realizado com satisfação tem mais qualidade”, aponta.
Além do resultado positivo no dia a dia, isso também irá contribuir para que a rotatividade na empresa seja menor, afinal, o colaborador vai querer permanecer em um local que ele é valorizado. “Na WK Sistemas temos 150 colaboradores e a média de permanência é de sete anos e quatro meses. Cerca de 16% do quadro possui mais de 15 anos de casa, alguns até, estão praticamente desde o início. Não temos dúvida de que isso é resultado do investimento que fizemos com endomarketing”, comemora a diretora.
Fonte texto e imagem: Site empreendedor.com.br