
Gestão de Tempo
Faça o tempo trabalhar para você e ganhe mais dinheiro.
Um ditado, bem conhecido no Brasil, diz que “quem trabalha muito não tem tempo para ganhar dinheiro”. Em um primeiro momento, fica evidente que uma premissa assim não pode ser verdadeira, tendo em vista que grandes líderes e referências em suas áreas em todo o mundo tiveram que batalhar bastante para chegar no lugar que chegaram. Mas de fato trabalhar muito de forma pouco inteligente, tampouco te levará ao sucesso. A frase, então, precisa ser reformulada para ser aplicada. Eu costumo dizer: “quem trabalha muito no OPERACIONAL, não tem tempo para ganhar dinheiro”. Portanto, podemos dizer que quem ocupa inutilmente o seu tempo, tendo trabalho com coisas que não deveria ter, efetivamente não vai ter tempo para crescer na carreira.
Neste sentido, delegar é o primeiro passo para fazer o tempo trabalhar para você. Quando queremos fazer pequenas tarefas durante o dia pela ilusão de que ninguém sabe fazer tão bem como nós ou então acreditamos que é mais rápido fazermos do que delegarmos, estamos fadados a carregar a empresa em nossas costas e limitarmos nosso crescimento. Ter uma equipe de alta performance deve ser o foco de todo empresário, por isso o papel de qualquer líder precisa estar centrado em desenvolver pessoas ao invés de fazer o trabalho por elas.
Outra pergunta que todo líder deveria fazer a si mesmo é: Quanto tempo tenho dedicado a coisas que geram lucro? Não só lucro financeiro, mas ganhos em todos os sentidos de sua vida. Quanto tempo perdemos com atividades que nada agregam em nossas vidas? Quanto tempo usamos para fazer trabalho de outras pessoas ou para fazer algo que nem deveríamos fazer? Escolhas inteligentes fazem o tempo render e como conseguência alcançaremos resultados extraordinários.
O grande desafio, como costumo abordar em muitas das minhas palestras e no meu livro Faça o tempo trabalhar para você, está em manter o foco em atividades que te levarão em direção aos seus objetivos e trabalhar firme nisso. Isso significa, muitas vezes, abdicar de outras atividades agradáveis para se tornar especialista em uma área específica. Uma pessoa multitarefa e que almeja ser tudo para todos, acaba não sendo nada para ninguém. Daí vem a sensação de estar trabalhando muito sem alcançar resultados significativos em sua vida.
Cabe ressaltar também estudo do jornalista britânico Malcolm Gladwell comprova a importância de mantermos foco e nos especializarmos em algo. Segundo ele, se tivermos mais que 10 mil horas de esforço e dedicação em determinada área, o que equivale a dedicar pelo menos 8 horas por dia, todos os dias por 4 anos, conseguiremos ser “um gênio” nessa área. Tudo começa, portanto, com a identificação de “onde se quer chegar”, ou seja, o famoso propósito. Se você quer ser um excelente líder e isso é mais importante que todas as demais coisas para você, sua dedicação maior precisa ser destinada a essa área, e não restam dúvidas de que algumas outras tarefas e atividades precisarão ser renunciadas. Esse é o preço da escolha, afinal, na nossa limitação de seres humanos, não temos condições de “abraçar o mundo”.
Fica evidenciado, portanto, que a sensação de “trabalhar demais” nem sempre significa fazer um bom trabalho, ou ser bom no que se faz, afinal, estar ocupado não significa necessariamente ser produtivo. Fuja de uma rotina maçante, de atividades repetitivas que não te permitem criar, inovar, ir à frente. Construir a vida que se deseja para si implica, necessariamente, em uma mudança em relação a condição atual. De fato, trabalhar muito, sem perspectivas de crescimento e de aprendizado não implicará em sucesso, mas em tédio. O sucesso não está em repetir diariamente o que você já é, mas em se dedicar com afinco e foco no que almeja ser.
*Tathiane Deândhela é Mestre em liderança pela Universidade de Atlanta, Especialista em Gestão do Tempo, Master Coach Trainer, Consultora de carreira e Executiva Multidisciplinar. Autora do livro “Faça o tempo trabalhar para você”. Possui curso de Negociação pela Universidade de Harvard. CEO do Instituto Deândhela. Também é diretora de educação da AJE Goiás (Associação de Jovens Empresários).
www.institutodeandhela.com.br
Os comentários publicados aqui não representam a opinião da Villa Office e são de total responsabilidade de seus autores.
Fonte da imagem: Pixabay