Networking
O Networking tem sido uma ferramenta bastante utilizada no mundo dos negócios, não só nas empresas, mas na sociedade em geral. O ato de estabelecer uma rede contatos em uma conexão com algo ou alguém é bastante interessante, pois tem sido uma grande estratégia para criar parcerias e fechar novos negócios.
O meio com que isso ocorre é bem diversificado, seja em reuniões de negócios, palestras, seminários, cursos e até mesmo em escritórios virtuais. Na Villa Office não tem sido diferente muitos de nossos clientes tem se conhecido e utilizado os serviços de outros clientes através do networking.
Em nosso espaço destinamos um local chamado Espaço do Cliente para que nossos clientes divulguem seus contatos e assim se conecte com novos clientes e vise e versa em um mesmo espaço. Venha conferir!
Parece uma tarefa fácil, mas essa conexão pode levar algumas horas de uma boa conversa e também de negociação. Em um artigo publicado no site A Magia do Mundo dos Negócios o autor do livro Inteligência Emocional 2.0 junto com o CEO da TalentSmart, Travis Bradberry apresenta algumas dicas para conectar imediatamente com alguém. Veja!
10 dicas poderosas para se conectar imediatamente a alguém
1. Deixe uma primeira impressão forte
Uma pesquisa mostra que a maioria das pessoas decide se gosta de você nos primeiros sete segundos em que o conhecem. Isto pode parecer assustador, mas por saber isso, você pode tirar vantagem para manter contato.
As primeiras impressões são intimamente ligadas à linguagem corporal positiva. Tornar-se consciente de seus gestos, expressões e tom de voz (e certificando-se que eles estão positiva) vão ajudá-lo. Usando um tom entusiasmado, descruzando os braços, mantendo contato visual, e inclinar-se para a pessoa que está falando são todas as formas de linguagem corporal positivas para atrair alguém. Linguagem corporal positiva pode fazer toda a diferença em uma conversa. É verdade que a forma como você diz algo pode ser mais importante do que o que você diz.
2. Seja o primeiro a aventurar-se além do superficial
Em uma primeira conversa o conteúdo tende a ser bastante superficial. Nós retratamos uma imagem de cuidado de nós mesmos e nos atemos ao agradável, usando tópicos de segurança. Falamos sobre o tempo e as pessoas que conhecemos em comum e compartilhamos os detalhes mais básicos sobre nós mesmos. Mas se você realmente deseja se conectar com alguém tente levantar a aposta revelando o verdadeiro você. Não precisa ficar muito pessoal, mas na maioria das vezes, se você se abrir, a outra pessoa irá seguir a sua linha e fazer o mesmo.
3. Faça boas perguntas
Se a outra pessoa parece hesitante em se abrir, incentive-o a fazê-lo por meio de perguntas substanciais. Questionar diretamente com “O que você faz?” não contribui para a relação quase tanto como, “Por que você escolheu sua profissão?” Pense em questões que vão ajudar você a entender o que faz a outra pessoa sem que fique muito pessoal.
4. Aprenda com eles
No decurso da sua investigação, Lieberman concluiu que nosso sistema educacional seria muito mais eficaz se aproveitado para o lado social da aprendizagem, ao invés de tentar “enfiar conteúdos goela abaixo”. Por exemplo, a melhor maneira de ajudar um aluno da 8ª série com matemática seria ensiná-lo com a ajuda de um outro estudante. Aplique esse mesmo princípio em sua vida e esteja disposto a aprender com a pessoa que você está tentando se conectar. Isso também mostra que você está disposto a ser vulnerável e não é orgulhoso demais para admitir que tem muito a aprender.
5. Não os faça se lamentar por terem te conhecido
Sarcasmo, crítica ou piadas podem fazer a outra pessoa se sentir julgada por aquilo que compartilhou com você. Em vez disso, tenha empatia em sua abordagem, mesmo se você não concordar com as suas crenças e depois retribua ao revelar mais sobre si mesmo.
6. Olhe para o bem contido na pessoa
Nossa cultura muitas vezes pode predispor-nos para o cinismo. Nós parecemos nos concentrar em encontrar razões para não gostar de pessoas, em vez de razões para gostar delas. Jogue essa voz interior cínica fora e se concentre em olhar para o lado bom de um conhecido novo. Quando você espera o melhor das pessoas, eles estão propensos a entregá-lo.
7. Sorria
As pessoas naturalmente (e inconscientemente) espelham a linguagem corporal da pessoa que está falando. Se você quer que as pessoas gostem de você, sorria para elas durante uma conversa e eles vão inconscientemente retribuir o favor e se sentir bem sobre como você as faz sentir.
8. Use o seu nome
Seu nome é uma parte essencial de sua identidade e você se sente ótimo quando as pessoas usam-no. Você não deve usar o nome de alguém somente quando o cumprimenta. A pesquisa mostra que as pessoas se sentem validadas quando a pessoa que está falando se refere a eles pelo nome durante uma conversa. Quando conhecer alguém, não tenha medo de perguntar seu nome uma segunda vez se esquecê-la logo depois de ouvi-lo. Você vai precisar manter seu nome em mente na próxima vez que o vir.
9. Desligue a sua voz interior
Uma coisa gigante que nos impede de nos conectar com outras pessoas é que nós realmente não a ouvimos. Em vez disso, nós estamos pensando enquanto a outra pessoa está falando. Estamos tão focados no que vamos dizer em seguida ou como o que a outra pessoa está dizendo vai nos afetar, que deixamos de ouvir o que está sendo realmente dito. As palavras vêm altas e claras, mas o significado é perdido.
10. Agora faça tudo isso
A boa notícia é que nós somos programados para nos conectarmos uns aos outros, então devemos apenas ficar no caminho certo. Experimente estas dicas na próxima vez que encontrar alguém novo e experimente em uma conexão real.
Fonte do Texto: A Magia do Mundo dos Negócios
Fonte da Imagem: Shutterstock