O Advogado Internacional
O Papel do Advogado Internacional
O mundo globalizado exige cada vez mais profissionais modernos, conectados e, ao mesmo tempo, flexíveis para atendimento ao cliente onde quer que ele esteja. Eu que sou advogada internacional preciso utilizar de todos os recursos existentes no mercado para que meu cliente fique cada vez mais satisfeito com a contratação de nossos serviços.
Uma dessas ferramentas pode parecer clichê: o domínio do inglês. Mas é fundamental para que eu possa atuar com direito internacional. Não basta ter o conhecimento funcional do idioma, mas sim a fluência e o inglês jurídico (termos técnicos), pois precisarei negociar e redigir contratos internacionais que respaldem a operação negociada.
Outro aspecto que também destaco é ter um pouco de conhecimento da cultura do cliente que você irá atender. Nada muito profundo, algo em termos de cultura geral. Vale até arriscar pronunciar uma ou outra palavra no idioma do cliente para começar a ganhar confiança – aliás, confiança é essencial no trabalho do advogado, seja ele internacional ou não.
Diante disso, um profissional do direito internacional estará apto para atender e prestar serviços diversos para empresas multinacionais e estrangeiros, tais como assessoria para obtenção de vistos, legalização de documentação de-para o exterior, registro de investimentos estrangeiros perante o Banco Central, implementação de um sistema de Compliance, auxílio às empresas para o controle de processos e contratos através da implementação da Controladoria Jurídica, parcerias de serviços com escritórios no exterior e o que mais for necessário para atendimento das demandas que os clientes nos apresentam.
Em resumo: excelência no atendimento, flexibilidade e uma estrutura que una essas duas características sem dúvida é um excelente caminho para o sucesso!
*Fernanda Siqueira – Advogada Internacional
Os comentários publicados aqui não representam a opinião da Villa Office e são de total responsabilidade de seus autores.
Fonte da imagem: Pixabay