O que é um Escritório Virtual?
Também conhecido como coworking, centro de negócios, escritório inteligente ou compartilhado, é uma modalidade de negócio que visa oferecer a empresários, profissionais e empreendedores infraestrutura pronta e serviços básicos para o desenvolvimento de suas atividades, como por exemplo um endereço comercial a ser usado em cartões de visita, sites e outros materiais de divulgação, endereço fiscal para registro de empresas, escritórios prontos para atendimentos, salas para reuniões, estações de trabalho, serviços de secretaria e de apoio, gestão de correspondências, serviços de copa, internet, atendimento telefônico, recados, dentre outros.
Este novo conceito de escritório virtual foi possibilitado pelo avanço da comunicação móvel e o desenvolvimento da tecnologia da informação, especialmente os computadores portáteis, smartphones e a internet, ferramentas que possibilitaram aos profissionais desenvolverem suas atividades em qualquer lugar. A partir daí mudanças fundamentais passaram a fazer parte do cotidiano profissional, principalmente a flexibilidade e a racionalização de custos.
Ao optar por um escritório virtual, pequenas empresas e empreendedores contam com apoio para iniciar suas atividades de imediato, com custos bastante reduzidos quando comparados a escritórios convencionais e podem focar na sua atividade fim, sem se preocuparem com a logística e a gestão do dia a dia das questões administrativas do negócio. O serviço pode ser usufruído também por médias e grandes empresas para realizar atividades em novos mercados, sem grandes investimentos iniciais, realizar atividades fora do ambiente empresarial ou para proporcionar atividades de seleção e desenvolvimento de equipes.
Tendência nas principais cidades do mundo o uso de espaços compartilhados de trabalho evita desperdícios e atende pessoas que procuram um novo estilo para trabalhar com flexibilidade e modernidade, sem deixar de lado o conforto e a boa apresentação profissional junto aos seus clientes.
De virtual não tem nada! De acordo com uma interessante matéria divulgada pelo SEBRAE (http://www.sebrae.com.br/sites/PortalSebrae), o nome Escritório Virtual foi popularizado nos EUA e Europa (virtual offices). A palavra virtual foi usada com intuito de enfatizar que a infraestrutura está “fora” da empresa que a utiliza. Embora existam outros nomes para designar o negócio, a denominação escritório virtual se tornou referência para esse segmento de prestação de serviços. No Brasil é um termo que também está sendo bastante utilizado no meio profissional e já faz parte da classificação do IBGE/CNAE – Classificação Nacional de Atividades Econômicas: 8211-3/00 – Serviços de Escritório Virtual.
Conheça, analise as vantagens, compare os custos e a adequação à sua estratégica profissional. Pode ser uma alternativa interessante e menos custosa para facilitar a concretização de seus sonhos. Inúmeras grandes empresas começaram seus negócios em ambientes deste tipo!
Por – Estela Mares R. Pires, sócia-proprietária da Villa Office – Espaço para Negócios (www.villaoffice.com.br)