Sustentabilidade Empresarial
Nos anos 70 e 80 as empresas começaram a pensar sobre sustentabilidade empresarial, termo que é definido por alguns autores como conjunto de ações que uma empresa toma visando o respeito ao meio ambiente e o desenvolvimento sustentável da sociedade. No entanto, para que uma empresa seja considerada sustentável ambientalmente e socialmente ela deve adotar atitudes éticas, práticas que visem seu crescimento econômico, sem agredir o meio ambiente e também colaborar para o desenvolvimento da sociedade. Além de respeitar o meio ambiente, a sustentabilidade empresarial tem a capacidade de mudar de forma positiva a imagem de uma empresa junto aos consumidores. Com o aumento dos problemas ambientais gerados pelo crescimento desordenado nas últimas décadas, os consumidores ficaram mais conscientes da importância da defesa do meio ambiente. Com isso cresce também a procura por produtos e serviços de empresas sustentáveis.
O educador Reginaldo Domingos escreve em um artigo publicado no site Consumidor Consciente a importância das empresas assumirem padrões sustentáveis, e consequentemente, tornarem-se competitivas.
Sustentabilidade empresarial: competitividade responsável
Ser sustentável é a maneira mais saudável e menos dolorosa para que as empresas cheguem ao futuro com saúde e equilíbrio econômico
Nos últimos anos a classe média urbana teve crescimento significativo, aumentando o consumo e, consequentemente, a pressão sobre os recursos ambientais. Segundo relatório de 2013 do Programa das Nações Unidas para o Desenvolvimento (PNUD), em 2009 a classe média global correspondia a 27% da população do planeta, as projeções indicavam que em 2020, seriam 47% e em 2030, já seriam a maioria, com 59% do total de habitantes.
Essa classe média global tem uma característica comum que é a avidez pelo consumo de novos produtos que dependem de recursos naturais para sua fabricação. Esse cenário indica um quadro de insustentabilidade do atual modelo de produção e consumo, pois a natureza não tem como satisfazer a essas crescentes necessidades.
Acontece que as empresas veem esse quadro como uma oportunidade de oferta de produtos para atender às necessidades dos novos consumidores (e consequentemente aumentar seus lucros). Por outro lado, são pressionadas por amplas camadas da população exigindo que as organizações adotem soluções criativas para resolver problemas que afetam o meio ambiente.
A situação no meio empresarial é que muitos ainda consideram que a sustentabilidade é um modismo passageiro e que basta resistir às pressões ou atendê-las superficialmente que se manterão competitivos no mercado. Este é um erro que pode ser fatal para o seu negócio. As empresas são afetadas, particularmente, porque ao longo dos últimos 200 anos trataram o ambiente natural como fonte de matéria-prima inesgotável, beneficiando-se de sua exploração.
No momento atual, a sustentabilidade deve ser entendida como uma mudança radical da relação do homem com a natureza e do ser humano com ele próprio. Do ponto de vista corporativo a sustentabilidade não é uma opção, mas uma obrigação no que diz respeito ao papel das empresas na sociedade e uma necessidade quando se trata de sua própria sobrevivência.
Por exemplo, nos próximos anos a preocupação global com as mudanças climáticas se transformará em compromissos assumidos coletivamente pelos países, que se converterão em regulações nacionais para obrigar às empresas a assumirem um papel mais relevante no combate ao aquecimento global, para reduzir as emissões de gases que provocam o efeito estufa. Trata-se aqui da sobrevivência de todos, logo serão medidas inegociáveis.
Para as empresas, assumir padrões de sustentabilidade não serve somente para que sobrevivam às necessárias mudanças que a sociedade exige. Há inúmeras oportunidades que se abrem para aquelas organizações que transformarem seus métodos de produção. A variável da sustentabilidade dentro dos processos empresariais faz com que busquem soluções mais eficientes e, portanto, mais rentáveis, por exemplo, na utilização da energia.
Além disso, a revisão dos processos produtivos para torná-los mais eficientes leva as empresas a buscarem inovação, o que permitirá que alcancem, sustentem e melhorem sua posição no mercado adotando uma forma de competitividade responsável.
A ideia de empresa isolada da sociedade, tendo como preocupação primordial a obtenção de lucro a qualquer custo, vai gradativamente sendo superada pela concepção de que as organizações, além de cumprirem sua função social de atendimento às demandas de grupos de consumidores, devem condicionar sua atividade a uma agenda de responsabilidade social vinculada ao atendimento do bem comum.
A construção desta agenda implica, também, no reconhecimento da necessidade de formação de alianças estratégicas com parceiros fora da iniciativa privada, que podem ser tanto as administrações públicas, quanto as organizações do terceiro setor. A consequência dessas ações é a formação de novos tipos de articulações com interesses comuns alinhados na perspectiva do desenvolvimento sustentável.
Portanto, a competitividade entendida como a capacidade de uma empresa manter sistematicamente vantagens comparativas que lhe permitam alcançar, sustentar e melhorar uma determinada posição no mercado, somente pode ser alcançada ao adotarem práticas sustentáveis que incluam além do aspecto econômico, valores ambientais e sociais.
Em resumo, em termos de sustentabilidade, ou mudam as empresas ou perecerão vítimas de uma paralisia que as impede de enxergar a realidade.
Fonte texto: Site Consumidor Consciente
Fonte imagem: Shutterstock